Andaluzia 2009

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Andaluzia 2009

Mensagem por manchanegra em Qui Out 01, 2009 4:01 pm

ferreiradasf escreveu:Olá, bons dias Wink Wink
-
-Andaluzia é tb uma zona de Espanha que gosto muito e como fica aqui mesmo ao lado acaba por ser por vezes um local de eleição.
-já nos feridos de Junho estive por Mérida, Sevilha e Puerto de Santa Maria.
-
-Há umas semanas atrás andei por:
-Aracena, Minas de rio tinto, continuei, para a Zona de Chorro, pelo caminho visitei o Lobo Park, gargante de Chorro e ou o caminho do rei, Ronda e Setenil

Viva,
há ai alguns locais que estão "sinalizados" (Aracena, Ronda, etc...), outros que me fui apercebendo durante a nossa estada (Rio Tinto) mas que não deu para fazer nesta altura. Numa outra oportunidade. Entretanto vou aproveitar as sugestões Wink para assinalar outros.

Abraço
AS

_________________
Alberto Sequeira aka manchanegra
Adria 440TQ / Toyota Land Cruiser KZJ95 / UMM Alter Turbo
avatar
manchanegra

Mensagens : 1040
Pontos : 1328
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 46
Localização : Loures - Portimão

Ver perfil do usuário http://www.forum-tt.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andaluzia 2009

Mensagem por Pinho em Qui Out 01, 2009 12:04 pm

É uma zona de facto muito sui generis, que conheço de andanças anteriores ao caravanismo.
De facto e apesar de conhecer, ao ver as fotos até fico com vontade de ir lá novamente.
Muito bom
Obg
Luis
avatar
Pinho

Mensagens : 32
Pontos : 44
Data de inscrição : 16/06/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andaluzia 2009

Mensagem por ferreiradasf em Qui Out 01, 2009 10:49 am

Olá, bons dias Wink Wink
-
-Andaluzia é tb uma zona de Espanha que gosto muito e como fica aqui mesmo ao lado acaba por ser por vezes um local de eleição.
-já nos feridos de Junho estive por Mérida, Sevilha e Puerto de Santa Maria.
-
-Há umas semanas atrás andei por:
-Comecei por Aracena e visitar umas grutas, há muito em programa:
http://www.puertoantilla.com/pt/aracena
-
-depois mesmo ali ao lado acabei por ver as Minas de rio tinto:
http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=minas+de+rio+tinto&um=1&ie=UTF-8&ei=0IK4SqimB4LK_ga6y5zsBQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4
-
-Bom depois continuei, para a Zona de Chorro, pelo caminho visitei o Lobo Park
http://www.lobopark.com/es

-Continuamos caminho para Chorro, onde temos a gargante de Chorro e ou o caminho do rei que não se pode fazer devido ao estado de degradação do mesmo. Mas vale apena ir a esta regiõa para ver os movimentos tectónicos das placas há uns anos atrás.
http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=caminito+del+rei+fotos&um=1&ie=UTF-8&ei=pOWgSuqYHJOO_Ab_7YjfCw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1
-
-depois prosegui para Ronda e Setenil
http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&source=hp&q=ronda+espanha&um=1&ie=UTF-8&ei=1OKgSoeKEI2ImwOP07nMAw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=5

http://www.setenil.com/fotos.htm

-Bom .... depois foi o regresso a este país plantado à beira mar e na cauda da Europa.
-
CIAO/ferreiradasf

ferreiradasf

Mensagens : 15
Pontos : 23
Data de inscrição : 30/04/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andaluzia 2009

Mensagem por Convidad em Qui Out 01, 2009 3:35 am

Bom report Mancha e belas férias !
Venham mais assim!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andaluzia 2009

Mensagem por manchanegra em Qui Out 01, 2009 1:20 am

Viva,
obrigado pelo feedback. Ainda estou a rever algumas coisas no texto e algumas fotos tem que ser retocadas por causa de grãos de poeira que são visiveis.
Fizemos a asneira de não levar os carrinhos de bebé (aqueles tipo bengala) e ficamos um bocado limitados nas visitas mais culturais, mas, ainda assim, valeu a pena.

_________________
Alberto Sequeira aka manchanegra
Adria 440TQ / Toyota Land Cruiser KZJ95 / UMM Alter Turbo
avatar
manchanegra

Mensagens : 1040
Pontos : 1328
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 46
Localização : Loures - Portimão

Ver perfil do usuário http://www.forum-tt.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andaluzia 2009

Mensagem por F. Ramos em Qua Set 30, 2009 7:16 pm

Olá Mancha

Obrigado pela descrição, muito boa até dá vontade de ir lá tambem.

Um abraço

_________________
F. Ramos

Caravanista / Radioamador
avatar
F. Ramos

Mensagens : 1514
Pontos : 1839
Data de inscrição : 20/04/2009
Idade : 50
Localização : Lisboa / Ferreira do Zêzere

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andaluzia 2009

Mensagem por indiana em Qua Set 30, 2009 6:40 pm

Parabéns Manchanegra. Obrigado pelos detalhes. Eu desde o inicio que optei por ter um toldo Fiamma, acabarás por comprar um, leva 30 segundos a montar e outro tanto a desmontar ( com uma alavanca própria) e se fores para locais onde chove, dá muito geito. Os avançados são bons para campismo tipo FIXO, monta-se e fica. Para viajar não funciona....
Com o tempo vais ver que os miudos pedem para que os leves mais longe.....
Até sexta
Indiana
avatar
indiana

Mensagens : 302
Pontos : 368
Data de inscrição : 19/04/2009
Localização : Portugal / Oeiras

Ver perfil do usuário http://parapenteluso.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Andaluzia 2009

Mensagem por manchanegra em Qua Set 30, 2009 5:43 pm

Tarde, mas, cá está o relato das nossas férias com a caravana.
Ainda me falta fazer uma revisão para ver se está tudo bem, mas, só consigo fazer logo mais á noite. Se notarem algo errado, avisem.

Esta foi a nossa primeira viagem a sério com a caravana.
Desde que a compramos viajamos cerca de 50Kms para a colocar num parque perto de Sesimbra onde esteve até Setembro deste ano.
Como já não iamos ao parque há cerca de mês e meio havia algumas coisas que era necessário desmontar e arrumar como o avançado.
A operação de montar o avançado não nos tinha agradado muito, e, a sua desmontagem veio confirmar essa primeira impressão. Decididamente, algo que vamos dispensar e que será colocado á venda em breve.
Depois de arrumarmos as coisas partimos em direcção ao Algarve onde pernoitamos antes de arrancar para Espanha. A viagem fez-se sem qualquer facto relevante, pela nacional pois o conjunto em AE passa a classe 3, pagando um preço pouco convidativo.
Pelo caminho cruzamo-nos com vários companheiros caravanistas que regressavam de férias. Constatamos que a Vimara continua a ser uma marca muito popular pois cruzamo-nos com mais de 10. Vimos ainda um par de Adrias, uma Wilk, Knaus, Silmecar, Hobby e algumas que não conseguimos identificar. Decididamente o caravanismo está bastante popular.

No dia seguinte (30/08/2009) ainda fizemos algumas compras de reabastecimento em Portimão, e, depois de recolhermos o "Peixinho" como os miudos a baptizaram (julgo que por causa do porta chaves que usamos) lá arrancamos em direcção á Andaluzia.

Área de Serviço de Olhão


A viagem foi feita nas calmas pela Via do Infante. Perto das 13h paramos na Área de Serviço de Olhão onde aproveitamos para abastecer o deposito de agua e para almoçar. Nesse aspecto a AS é uma boa opção pois dispõe de mesa, sombra e um lava loiça com agua corrente.
Aqui, o primeiro incidente digno de nota. Por descuido deixamos a PDA/GPS ligada no carro, e, esta descarregou completamente perdendo a instalação do TOMTOM. Resultado: Ainda não tinhamos saido de Portugal e já estavamos sem GPS. Para ajudar, nem um mapa de Espanha tinhamos. No
NOTA: Nunca sair para lado nenhum sem levar um mapa.

Sem GPS lá fomos seguindo as setas. A coisa nem estava a ser muito dificil, mas, em Huelva seguindo acabamos por entrar inadvertidamente na cidade e ainda andamos um pouco perdidos até atinarmos com o caminho correcto. Felizmente, as indicações por terras de Nuestros Hermanos até são boas.

Finalmente, cerca das 16h30m (hora de Lisboa) chegamos ao Camping Doñana.
O parque é enorme (1 Km de comprimento desde a estrada até á praia), e, em final de Agosto, com a maior parte dos utentes a regressar a casa parece que está deserto.
(ver análise do parque aqui: http://caravanismoportugal.livreforum.com/parques-de-campismo-f2/donana-playa-mazagon-andaluzia-espanha-t747.htm )


Praia em frente ao Camping Doñana


Nas ondas


A Torre caracteristica


Vista a partir do camping


Nesse dia resolvemos descansar e fazer um pouco de praia. A agua estava excelente. Nota menos positiva apenas para a quantidade de mosquitos que aparecem ao final do dia. Uma das coisas que temos que pensar no regresso é na instalação de redes mosquiteiras.


El Rocio


El Rocio


Uma das razões que nos levou a escolher esta zona era a intenção de aliar a praia a uma visita a El Rocio. Trata-se de uma povoação sui-generis localizada no extremo norte do Parque de Doñana onde as ruas continuam a ser de terra batida, os cavalos estão omnipresentes e tambem é palco da maior peregrinação religiosa em Espanha. Depois de uma manhã de praia a tarde foi reservada para uma visita á cidade e ao Santuário.


El Rocio



El Rocio


É impressionante como nos dias de hoje uma localidade consegue impor a decisão de manter as suas ruas em terra batida em nome de uma identidade cultural, mas, a realidade é que apenas na estrada nacional encontramos alcatrão. Em El Rocio, encontramos jipes em todo o lado, mas circulam tambem bastantes veiculos com tracção em 2 rodas. Encontramos representações de várias zonas de Espanha (as Hermandades).


Santuário


Os miudos insistem que querem andar a cavalo, e, como há que os entreter, lá acedemos. Primeiro umas voltas á praça numa charrete puxada por um póney, e, de seguida mais umas voltas numa Égua, a Margherita. Um negócio facil e rentavel dada a afluencia de visitantes com miudos. Adivinhem quem é que teve que passear os cavalinhos.


Passeando o Poney


Arre cavalinho


Afinal quem passeia quem?


A cavalo na Margherita


Santuário


Interior do Santuário


O passeio pelo parque ficará para outra oportunidade.

De regresso ao parque, os mosquitos continuavam sedentos e nem os repelentes os afastavam. Decididamente há que fazer umas redes mosquiteiras.


As nossas instalações


01/09/2009, hoje vamos embora, mas antes, vamos dar um mergulho. Arrumamos tudo e vamos até á praia. A agua está mais fria, mas, mesmo assim, agradável. Na confusão perdemos os talões de controlo para aceder ao parque, mas, graças ao Afonso que desde o primeiro dia anda num jogo de gato e rato com o guarda fingindo que entra sem autorização no parque, já somos conhecidos.
Saimos por volta das 12, mas, como nunca acertamos os relógios, já são 13horas. Não nos colocaram qualquer entrave.


Camping Doñana


Rumamos a Matalascañas e dai, por El Rocio em direcção a Almonte e a Autovia para Sevilha. As estradas estão a ser vedadas por causa dos linces. Nos ultimos tempos morreram 2 atropelados o que numa população de 30 ainda é consideravel.
Escolhemos almoçar numa area de serviço da Autovia. O calor era muito, mas, com as janelas abertas estava bastante agradável. Neste aspecto a caravana é bastante prática.
De salientar a existencia de um parque infantil coberto. Excelente ideia para permitir aos miudos brincar um pouco debaixo do sol abrasador. Aproveitamos para beber um café e descansar mais um pouco.
Sevilha aproxima-se. Estavamos um pouco apreensivos por causa da avaria do GPS, mas, felizmente está tudo bem sinalizado e não nos desviamos do caminho.
Chegamos ao Puerto, Os touros da Osborne estão em quase todo o lado. Descobrimos que é aqui que se localiza a casa mãe.

O camping é facil de encontrar, basta seguir sempre em frente até ao mar e é mesmo ai, em frente á praia de La Puntilla.
O parque tem um sistema engraçado. Entramos, e, vamos ao encontro de um funcionário que, de bicicleta, nos leva ao nosso local. Fartam-se de fazer exercicio.
(Ver análise do parque aqui: http://caravanismoportugal.livreforum.com/parques-de-campismo-f2/camping-las-dunas-puerto-santa-maria-andaluzia-espanha-t755.htm)


Um mergulho para refrescar


O terreno, apesar de arenoso, é mais duro o que facilita a manobra, mesmo assim, devido a uma ligeira inclinação, fomos forçados a pedir uma ajudazita para a empurrar.
Os nossos vizinhos do lado sao um casal Espanhol com cerca de 60 anos provenientes de La Manga e que há 4 meses que andam a deambular por Portugal em caravana. Estão agora de regresso a casa, nas calmas, pela costa. Há alguns anos que não dispensam passar uns meses em Portugal que conhecem de Norte a Sul. Um pouco mais á frente está um casal Português proveniente de Guimarães que vai para a zona de Torremolinos.
Hoje o dia foi reservado para a viagem e para nos instalarmos por isso não iremos muito longe. Caravana estacionada, material montado e, porque não um mergulho na piscina que está mesmo ali ao lado?
A temperatura era a ideal, o local bastante agradável proporcionando um bom bocado.

Depois, demos uma volta pelas redondezas verificando onde é que nos podemos abastecer e aproveitamos para jantar no MacDonalds. Os miudos não tem assim tantas oportunidades de lá ir e fizeram uma festa.


La Niña, uma das embarcações do Colombo, na rotunda em frente ao Mac


No regresso, a noite estava agradável e ficamos um bocado pelo parque infantil que fica mesmo em frente ao camping. Os miudos adoraram e iriamos repetir este ritual praticamente todos os dias que permanecemos em Puerto Santa Maria.

A praia em frente ao parque é bastante calma, logo, ideal para os miudos. Como defeitos encontramos a quantidade de conchas e pedras que preenchem o areal perto da agua e que escondem bastantes vidros. Ainda assim, a praia ostenta a bandeira azul. Durante os proximos dias iriamos repetir este ritual. Manhã praia, tarde visitas.


Cadiz ao longe vista da Praia de la Puntilla


Durante a tarde aproveitamos para visitar Jerez de La Frontera. Infelizmente, devido aos horários que os Espanhois praticam, não nos foi possivel visitar uma das caves do famoso Sherry pelo que demos uma volta pelo centro histórico e caçamos umas caches pelo caminho regressando no dia seguinte para a visita ás caves.


Geocaching - Sede da Osborne


Geocaching - Sede da Osborne


Geocaching - Algures


Torre da Catedral de Jerez


Catedral de Jerez

Porque carga de agua é que a torre está separada da catedral? Perguntam vocês. Porque aquilo já foi uma Mesquita, e, quando as cidades eram reconquistadas pelos Cristãos, normalmente as mesquitas transformavam-se em Igrejas e vice versa. scratch


Iglésia de San Dionisio - Jerez


Algures em Jerez


Olha, aqui há Flamenco


Aqui, as visitas fazem-se pela manhã (Estes Espanhóis são doidos. Em férias, a manhã é para Sleep ), mas, descobrimos que a Sandeman tem uma visita proxima das 15h o que encaixava perfeitamente nos nossos horários.


Caves Sandeman


Caves Sandeman


Caves Sandeman


Caves Sandeman


Até as Cegonhas gostam do vinho


Tipico pátio Andaluz


Xerez


O processo é em tudo semelhante ao do vinho do Porto. Ambos são vinhos fortificados, mas, esse processo é feito em diferentes etapas. No caso do Sherry a fortificação acontece apenas no final da fermentação e no Porto isso acontece a meio. Do que nos foi dado a provar constatamos que os vinhos mais novos são mais secos que o Porto enquanto que e os mais velhos (Olorosos) já se assemelham mais ao Porto. Decididamente, preferimos o Oloroso.
Aconselhamos vivamente uma visita a uma das caves.


Puerto Santa Maria by Night


Puerto Santa Maria by Night


Puerto Santa Maria by Night


Puerto Santa Maria by Night


No meio disto tudo ainda conseguimos descobrir que o arrumador de carros que "trabalha" em frente ao parque é Português. Tuga é assim! Está em todo o lado.

Numa das tardes aproveitamos para explorar a costa a oeste. A calma do mar desaparece mal passamos o pinhal onde o parque está inserido, e, as praias a pouco mais de 1km são completamente diferentes com muito mais ondulação pelo que continuaremos a previligiar La Puntilla por causa dos miudos.


Rota


Catedral de Rota


Um pouco mais á frente encontramos Rota, uma localidade essencialmente turistica mas tambem onde está localizada a base Aeró-Naval Americana de Rota. O local é descomunal, já a localidade, apresenta-se bastante calma e com um centro histórico cuidado e agradável, com bastantes bairros residenciais e turisticos enquadrada por um belo pinhal a oeste.


Castillo de la Luna - Rota


Rota


Acabamos em Santiago de Barrameda, outro dos locais previligeados dos vinhos de Jerez. Do outro lado do Guadalquivir, o parque de Doñana e o cheiro caracteristico das zonas humidas.
O centro histórico é interessante e parece-nos bem mais movimentado que Rota ou mesmo o Puerto mantendo vestigios de um passado importante. Aqui, devido ao clima mais frio, produz-se uma qualidade de Xerez/Sherry caracteristica. O Manzanilla, um vinho com um paladar mais delicado que o tradicional Fino.


Sanlucar de Barrameda


Sanlucar de Barrameda


Não poderiamos visitar a zona sem uma passagem por Cadiz. Depois de mais uma manhã de praia, almoçamos e lá vamos nós, mas, não sem antes beber o nosso café. Descobrimos que o café do bar do parque é excelente (apesar de servido com colher de sobremesa lolol). Hoje parece que houve quem saisse sem pagar deixando uma tenda Quechua 2´´. Em conversa com o funcionário do parque ficamos a saber que acontecia com alguma freqência, e que nesses casos deitavam a tenda fora pelo que nos prontificamos a ficar com ela ao que ele acedeu sem problemas. Apenas por precaução pediu para falarmos com ele no dia seguinte, mas, nessa altura já o proprietário teria regressado e blablabla. Soou-nos a desculpa e presumimos que tenha descoberto que aquelas tendas até valem algum dinheiro. No
Foi pena.


Cadiz


Cadiz. Cadiz é daqueles locais que ficam na memória. No fundo é uma cidade construida num banco de areia com agua quase a toda a volta. A zona mais recente é constituida por prédios altos que se estendem praticamente até á praia, rasgados por uma grande avenida que nos leva á zona mais mais antiga, por trás das muralhas. Esta é a parte mais interessante da cidade onde encontramos entre outros monumentos, a catedral. É possivel encontrar ainda vestigios da passagem dos Romanos e diversas fortificações que serviriam para a protecção da cidade nos tempos das descobertas.
Com o mar ali tão perto em certos dias de tempestade deve ser assustador.


Cadiz


Catedral - Cadiz


Catedral - Cadiz


Cadiz


Forte de la Caleta - Cadiz


Cadiz


Cadiz


Cadiz


As férias estão-se a acabar e, aproveitamos o final do dia para descansar na piscina.


Home - Puerto Santa Maria


Piscina@Home - Puerto Santa Maria


Home - Puerto Santa Maria


NO Puerto há uma concentração de Tuning. Como é ali mesmo ao lado do Parque resolvemos dar uma vista de olhos.
Não deixa de ser interessante (apesar de, decididamente, não ser a nossa onda). Os miudos ao fim de pouco tempo estavam-se a queixar do barulho e lá tivemos que abandonar o certame. Ainda deu para ver um Toyota Celica disfarçado de Ferrari, e um Ibiza que subia e descia a suspensão para alem de uma enorme variedade de máquinas alteradas que eram visitadas por um publico bastante variado que incluia até policias (por cá estaria tudo apreendido).


Tuning - Puerto Santa Maria


Tuning - Puerto Santa Maria


Tuning - Puerto Santa Maria


Dia de regresso. Arrumamos as coisas e iamos dar um ultimo mergulho á praia, mas, o dia amanheceu ventoso e na praia há uma tempestade de areia por isso decidimos partir mais cedo.


Despedida - Puerto Santa Maria


O Conjunto saindo do Puerto Santa Maria


Osborne e Tio Pepe


A viagem fez-se sem qualquer percalço a uma velocidade entre os 80 e os 110kms hora rumo a mais uns dias a Sul.


Pink Hummer, Macho Man Style


Última edição por manchanegra em Qui Out 01, 2009 1:19 am, editado 7 vez(es)

_________________
Alberto Sequeira aka manchanegra
Adria 440TQ / Toyota Land Cruiser KZJ95 / UMM Alter Turbo
avatar
manchanegra

Mensagens : 1040
Pontos : 1328
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 46
Localização : Loures - Portimão

Ver perfil do usuário http://www.forum-tt.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andaluzia 2009

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum