Codigo de conduta

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Codigo de conduta

Mensagem por njota em Dom Set 13, 2009 1:02 pm

Companheiros foi elaborado por esta equipa de Dinamizadores o Codigo de conduta que estará em vigor a partir de hoje . estas são as regras a partir das quais nos iremos guiar.



• Geral:

1. Este fórum, o site http://caravanismoportugal.livreforum.com é um espaço de debate, troca de opiniões, informação e vivências na vertente principal sobre o caravanismo, mas também de outras formas de viver com a natureza (tenda, auto-tendas, autocaravanismo ) e outros assuntos directamente relacionados.

2. Este Fórum é mantido para todos os utilizadores, e acessoriamente, para todos os que o visitem ou utilizem. A manutenção é da responsabilidade do administrador e dos dinamizadores.

3. A aceitação das regras seguintes é obrigatória para participar no fórum.

4. Todos os intervenientes neste fórum, incluindo o seu administrador ou dos dinamizadores têm o dever de zelar pelo respeito e pela sã convivência dos utilizadores do fórum.

5. As normas aqui expressas serão aplicadas a todos os intervenientes no fórum, incluindo ao administrador ou aos dinamizadores.


• Objecto:

6. São permitidos e incentivados todos os posts sob o tema geral Caravanismo, Autocaravanismo, auto-tenda ou tenda e campismo em geral.

7. Pedimos que respeitem o alinhamento dos tópicos. Sempre que isso não puder ser feito, é possível e recomendado criar novos.

8. Antes de criar um novo tópico, aconselha-se a pesquisa prévia de tópicos relacionadas com o tema a desenvolver, de modo a poderem ser reutilizados os já existentes e a evitar a proliferação de tópicos com temas repetidos.

9. Ao administrador e aos dinamizadores é permitido intervir directamente nos posts criados pelos utilizadores, sempre que seja considerado necessário ou adequado, de acordo com o presente Código de Conduta.

10. Essa intervenção poderá consubstanciar-se na remoção de um post criado pelo utilizador. Por uma questão de coerência dos tópicos, um post também pode ser movido para outro tópico. Esta acção poderá ser executada imediatamente, assim que um Dinamizador detectar a situação sem precisar de consulta ou consentimento.

11. Sempre que possível ou adequado essa intervenção será antecedida de um contacto ao utilizador com solicitação de alteração do seu texto ou conduta. No entanto, esse contacto prévio não é condição obrigatória para a tomada da acção julgada necessária.

12. Posts não condizentes com o objectivo do tópico são considerados off-topic. Tratando-se de um fórum ligado a um hobby, permite-se uma conversação descontraída e por isso alguns off-topic poderão ocasionalmente acontecer. No entanto, verificando-se 3 ou mais posts seguidos de off-topic, considera-se que o tópico mudou de direcção e assim todos os posts off-topic serão movidos para um tópico apropriado se forem de interesse ou simplesmente removidos da área pública.

13. Apenas os casos de intervenção disciplinar (suspensão temporária ou definitiva de um utilizador), poderão de ser efectuados, directamente pelo administrador, ou pela concordãncia de pelo menos 2 dinamizadores, mas sempre com a máxima brevidade na correcção da situação.

• Limites:

14. Genericamente, será considerado abusivo qualquer post que:
1.Ultrapasse os limites da sã convivência social e troca de ideias;
2.Utilize linguagem contrária à moral publica, afirmações insultuosas ou ataques pessoais;
3.Tenha um cariz fortemente politizado ou religioso;
4.Contenha pornografia ou nudez explícita, ou conteúdo violento, sejam em desenho ou outro modo susceptível de ferir susceptibilidades;
5.Demonstre atitudes de racismo, xenofobia ou qualquer outra ofensa à condição e dignidade humanas;
6.Promova actividades ilícitas ou passíveis de procedimento criminal;
7.Tenha qualquer conteúdo que o Administrador ou os dDnamizadores considerem inadequado, de acordo com os princípios presentes neste Código de Conduta.


15. Relativamente aos utilizadores cujos posts ou atitudes desrespeitem o presente Código de Conduta nos sites a ele sujeitos, e consoante a gravidade dos actos ou omissões em causa, o administrador/dinamizador aplicarão os seguintes procedimentos:
A. Aviso / Admoestação
B. Suspensão
C. Eliminação da conta do utilizador.

16. Todos os procedimentos tomados em relação a cada utilizador ficarão registados e serão levados em conta no caso de o utilizador reincidir. Esses registos serão acessíveis apenas ao administrador/dinamizador.

17. Má fé - Os casos de manifesta má fé serão eliminados e farão o seu autor incorrer em suspensão temporária ou em expulsão imediata do fórum, conforme a decisão do administrador/dinamizador tomada em conjunto de pelo menos dois.

18. Agressividade - Em caso de intervenções mais agressivas ou exaltadas será pedido que essas sejam eliminadas e o seu responsável será admoestado. Essa correcção terá que ser feita de imediato. Em caso de reincidência ou de atraso na correcção, o responsável será banido ou suspenso, conforme a decisão do Administrador ou dos Dinamizadores tomada em conjunto de pelo menos dois.

19. Provocação - Os casos em que as intervenções possam ser consideradas provocatórias será pedido que o post seja alterado e corrigido. Essa correcção terá que ser feita de imediato sob pena de admoestação.

20. Todas as comunicações sobre os temas e regras aqui descritas, incluindo pedidos de intervenção, pedidos de explicação, ou reclamações, serão obrigatoriamente tratadas de forma privada directamente com o administrador/dinamizadores através de Mensagem Privada.

21. Qualquer forma de publicidade abusiva, não enquadrada nas Regras dos Classificados, "spamming" ou "trolling" é estritamente proibida. Esta regra é aplicável no fórum, nas comunicações de correio electrónico nele geradas, nas "private messages" ou por qualquer outro meio ligado ao fórum.

22. Informação pessoal. É proibido colocar informação pessoal, transcrição de mensagens privadas, de outros utilizadores sem o seu consentimento.

• Registos:

23. O registo como utilizador do http://caravanismoportugal.livreforum.com pressupõe a leitura e aceitação das presentes regras. Poderá ser exigido ao novo utilizador ou aos já existentes, a aceitação expressa destas regras.

24. O registo sobrepõe a sua apresentação no Fórum. Torna-se a obrigatoriadade da sua apresentação antes de qualquer partecipação no Fórum.

25. É permitido apenas um registo por cada pessoa. Serão eliminados, assim que identificados, todos os registos duplicados, fantasmas ou que em geral tenham como propósito permitir duplicar intervenções que sejam comuns a um determinado interveniente.

26. É proibida a cedência de username e password a outros membros para que acedam ao fórum, com estatuto diferente, ou, simplesmente, com outra identidade. Ambos os utilizadores serão banidos e a responsabilidade das intervenções será do utilizador original.

27. Não será permitido, a quem tiver sido banido, reinscrever-se no Fórum, quer sob o mesmo registo, quer sob registos novos.

28. As contas de utilizadores que não sejam acedidas durante um período de tempo superior a seis meses serão eliminadas, após aviso prévio enviado para o e-mail constante do registo do utilizador. Periodicamente será feita uma limpeza nas contas não usadas, procedendo-se à sua eliminação após aviso e ausência de resposta para o e-mail associado à conta.

• Linguagem:

29. As intervenções devem ser colocadas na língua mais indicada à sua natureza. Como regra geral pressupõe-se o Português.

30. Como excepção são permitidos os posts em língua Inglesa ou outra, sempre que o assunto for iniciado por um participante estrangeiro ou que seja a língua mais indicada nessa situação.

31. Proibição em escrever posts com abreviaturas e/ou linguagem tipo SMS ou MSN, de modo a ficar um português claro e facilmente perceptível a todos.

32. É sempre recomendada a citação da fonte quando o texto não seja da autoria do interveniente.

33. São recomendados textos legíveis e claros como regra geral.

34. De forma a facilitar a pesquisa e evitar a sobreposição de temas, os títulos dos tópicos devem ser bem explícitos.


• Outras situações, reclamações e contactos:

35. Não é permitida a abertura de novo tópico para discutir ou comentar as acções da administração e dos dinamizadores. Se algum utilizador desejar fazer comentários construtivos ou apresentar sugestões, deverá utilizar o Tópico construído para o efeito ou por Mensagem Privada a um Dinamizador.

36. É permitida a oferta/procura de equipamentos ou artigos, relacionados para venda/compra/troca, apenas na secção criada para o efeito. Classificados.

37. Este conjunto de regras tenta ser o mais abrangente possível de forma a prever as situações mais comuns. No entanto, é impossível antecipar o imprevisível, pelo que administrador/dinamizador são soberanos sobre todas as medidas a tomar com vista ao bom funcionamento do fórum.

38. As opiniões expressas neste fórum são da exclusiva responsabilidade dos utilizadores que as colocam, não exprimindo qualquer opinião ou ponto de vista do Fórum Caravanismo de Portugal. Do mesmo modo, os administrador/dinamizador e os participantes deste Fórum e dos sites anexos não são responsáveis pelos actos, opiniões ou atitudes de terceiros dentro ou fora deles.


A Equipa Dinamizadora.


Estas regaras aplicam-se se a todos os membros do forum já inscritos e são condição de aceitação para inscrição a partir de 13SET2009.
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njota

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