Artigo de opinião - Termas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Artigo de opinião - Termas.

Mensagem por Convidad em Ter Jun 16, 2009 3:00 pm

Concordo com a opinião do companheiro Pluma Vermelhinho relativa á opinião formada pela geração de «agora» em relação ás termas ou qualquer tipo de turismo com mais envolvência da natureza.
Eu adoro a praia e acho que faz bem á saude mas não gosto quando lá chego e está tudo á pinha em que quando me deito na praia as vistas que tenho é para os pés do vizinho do lado(se tiver sorte apenas tem as unhas grandes Laughing )isso assim não é disfrutar é estar no meio do rebanho!A vantagem que eu vejo em sermos caravanistas é podermos mudar de local quando verificamos que não estamos bem eu cá faço assim!
Normalmente costumo procurar locais com pouca afluência ou locais onde a confusão não se apodere contudo por vezes isso é dificil de evitarmos posso dizer que aqui em Portugal em pleno Agosto no Alentejo fiz praia sem stress quando 5 km´s mais para o lado era o caos.
As termas é mais uma boa opção até para recuperar forças acho uma boa opção sendo uma pessoa com problemas de sáude ou não.Só acho que em Portugal este tipo de turismo é mal aproveitado e não tiram partido das nossas águas e estâncias termais que algumas até cairam em esquecimento durante alguns bons anos salvo o erro vidago foi uma delas.
Link para o site das termas em Portugal
agora uma questão eu na idade da adolescência queria era ir para a praia beber umas «loiras» e estar com o pessoal penso que mais ou menos todos passamos esta faze portanto é perfeitamente normal ver a malta nova preferir a praia ao campo.

Convidad
Convidado

Mensagem por Pluma Vermelhinho em Ter Jun 16, 2009 2:38 pm

O que eu fiz está logo na pagina principal das Termas aqui, ver pacote termal de 5 dias. Ja inclui a consulta medica.

www.termasdocarvalhal.com

Pluma Vermelhinho

Pontos : 229

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tiago em Seg Jun 15, 2009 4:25 pm

De facto também eu tinha ideia de que as termas seriam para tratamentos e que teriam preços elevados.. Por outro lado, há termas boas com bons parques perto?

Fiquei curioso em saber.. que programa fez na termas?
Tiago

Pontos : 253

Ver perfil do usuário

Mensagem por F. Ramos em Seg Jun 15, 2009 2:44 pm

Olá companheiro

O que aponta neste tópico é muito pertinente, e na minha opinião tem toda a razão no que diz.
Nós temos a ideia formada que as termas são para pessoas ditas da 3º idade (sei lá o que isso é), e para pessoas que de alguma maneira infelizmente sofrem de algum mal de saúde.
Sabemos também que hoje em dia as termas estão apoiadas com bons alojamentos e até boas condições da área envolvente ás termas.
Mas será que os preços praticados serão os mais convidativos para todas as carteiras? Para irmos para umas termas temos de passar por um médico, será que pessoas que felizmente não sofrem de nenhum mal de saúde podem usufruir destas termas?
O meu caso por exemplo, a minha mãe vai todos os anos para São Pedro do Sul e eu já fui acompanha-la algumas vezes, perguntei se poderia ir também fazer uns tratamentos, porque o meu problemas de coluna estava também a agravar-se, me foi dito, que tinha de ir ao meu medico de família para ele me receitar as ditas termas e depois só assim as podias usufruir e o meu medico disse que não valia a pena ir para termas. Assim mais tarde fui á faca, se eu fosse para as termas se calhar nem tinha sido preciso ir á faca. Será que não era melhor haver mais liberdade no acesso, para assim podermos todos doentes e não doente usufruir das termas, fazer a tal prevenção.
O meu amigo Pluma diz (Frequentar Termas pode muito bem servir de prevenção para a Saúde e é um excelente meio de relaxamento geral e especialmente mental), concordo consigo, mas será que os jovens ou mesmo os não jovens quando não tem mal nenhum de saúde estão disposto a fazer essa prevenção. Eu por exemplo quando fui com a minha mãe para S. P. do Sul vi varias pessoas a fazer o tratamento e os familiares dessas mesmas pessoas estão cá fora á espera que esses familiares acabassem os tratamentos.
O que o amigo Pluma diz é uma maneira de por as pessoas a pensar, despertar essas mesmas pessoas para um “novo” conceito de férias e de qualidade de vida.
Acho que é caso para dizer, vamos a acordar malta, prevenção agora para mais tarde termos melhor qualidade de vida.
Bem-haja pelo tópico que escreveu.
Acho que de vês em quando temos de ser abanados para acordarmos.

Um abraço

Caravanista / Radioamador
F. Ramos

Pontos : 1839

Ver perfil do usuário

Artigo de opinião - Termas.

Mensagem por Pluma Vermelhinho em Seg Jun 15, 2009 1:42 pm

Estou um pouco em duvida quanto á correta colocação no Forum deste "artigo" que trago mas espero ter acertado.

Escrevo estas linhas devido ás férias que acabaram ontem. Sempre fui um adepto de "fugir ás confusões". Nunca gostei muito de fazer praia não por não gostar de praia em si mas porque na época balnear são milhares de pessoas por km2, o que quase sempre se traduz num stress diário exatamente igual ao que temos no nosso dia-a-dia laboral, com a diferença que é para apanhar sol em ao invés de ser para produzir algo e tambem para gastar rios de dinheiro e passarmos o resto do dia a reclamar "do preço das coisas".

Como tal, sempre fui muito dado a férias no interior onde, uma das coisas que há para fazer de melhor é uns tratamentos numas quaiquer Termas. Existem muitas em Portugal de Norte a Sul, indicadas para todo o tipo de doenças. Mas parece que há algo que a maioria das pessoas se esquecem: as Termas não servem só para quem está doente. Lá vai o tempo que era assim. Frequentar Termas pode muito bem servir de prevenção para a Saúde e é um excelente meio de relaxamento geral e especialmente mental.

Infelizmente na maioria dos casos só frequentam Termas pessoas da 3ª idade. De todas as vezes que frequento Termas (onde as que mais visito são Vimeiro, Curia, Monfortinho e agora recentemente Carvalhal) sou sempre, de longe, o mais novo dos utentes, para de seguida ter "companheiros balneares" na casa dos 45/50 anos. Mas mais de metade dos utentes facilmente ultrapassa os 60 anos de idade.

Hoje em dia os jovens pouco ou nada conhecem das Estancias Termais. É um tipo de turismo relaxante, silencioso, que pelo seu contexto muito próprio obriga á reflexão pessoal, á calma, ao desfrutar da natureza, ao deitar cedo e cedo erguer. Para os jovens de hoje em dia em que a aparencia, a irreverencia, a confusão e a afirmação social assumem uma importancia extremista (ao qual juntam inevitavelmente as noitadas e o Bridge-drinking), Termas é "coisa de velhos". Não se olha para o futuro, apenas o "aqui e agora".

E assim ficam as Estancias Termais "abandonadas" pelas faixas etárias mais jovens, algumas teem épocas que mais parecem Estancias "fantasmas".

E que injustiça... . Depois de ter estado agora num programa de 5 dias nas Termas do Carvalhal, sinto-me novo em folha e revigorado. Mas claro que isso não interessa á maioria das pessoas. Os jovens querem discotecas com DJ Vibe ao nivel sonoro que não se ouça a conversa do parceiro. Muitas pessoas da faixa dos 30 aos 60 anos de idade preferem talvez um Tony Carreira ou ver o humorista Herman José á noite depois de terem apanhado um escaldão na praia, isto obviamente depois de terem demorado 30 minutos para estacionar (mal) o carro e pagar uma fortuna por uns gelados para os miudos. E ainda por cima, nas termas não ha "visinhas" de bikinis cavados nem nadadores-salvadores bronzeados e atléticos... .

E assim ficam as Termas, injustamente esquecidas por muitos... mas verdadeiramente apreciadas por alguns Cool

Pluma Vermelhinho

Pontos : 229

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: